sexta-feira, 9 de março de 2012

Dieu dans la Nature

DEUS NA NATUREZA      -  Camille Flammarion

             
......

O mundo evolve-se em grande unidade, nenhum elemento está isolado, nem na extensão presente, nem na Historia.

São irmãos a luz e o calor, quer se nos mostrem juntos, numa união indefectível, quer mutuamente se façam o sacrifício de sua própria existência. A afinidade e o magnetismo casam-se nos mistérios do mundo material.  A ponta inquieta do imã procura incessantemente o polo. A planta eleva-se apaixonada para a luz. A Terra volta para o Sol o seu rosto matinal. Estende o crepúsculo o seu manto sobre a noite e os tépidos perfumes dos vales aquecem os pés gelados da noite.  Em aproximando-se a aurora, o beijo do orvalho deixa o seu traço na corola entreaberta das flores.

Átomos e mundos são levados por um só impulso Universal. Na atmosfera mil ondulações se entrecruzam, mil variedades de forças se combinam. Noite e dia, tarde e manha, em todas as estações, o mesmo movimento simultaneamente insensível e grandioso, que a nossa vista não apreende e que, aberrante de qualquer avaliação numérica se vai exercendo no laboratório do cosmos. Pois o resultado desse movimento é a Vida.
                     Camille Flammarion -     do Livro “Dieu dans la Nature”
.....

Fora deste resultado, o mundo só oferece  uma atração medíocre aos espíritos curiosos.
.....
             Mas a característica que mais vivamente impressiona o observador, no conjunto da vida terrestre, é a lei geral que preside à vida do universo. À primeira vista, afigura-se-nos que todos os seres estão isolados. O abeto que colma os cimos alpestres parece nada ter em coimem com a lebre que corre nas planuras. Certo que a rosa dos nossos jardins não conhece o leão dos  desertos

......

E contudo, a  verdadeira realidade é que a vida de todos os seres terrícolas, homens, animais, plantas é uma única, sujeita a um mesmo sistema, tendo por ambiente o ar e por base , o solo. E essa vida universal outra coisa não é se não uma permuta constante de matéria.

....

Pela  respiração e alimentação nós absorvemos , cada dia, certa porção de alimentos. Pela digestão, secreção e excreções  perdemos outra porção.

Enquanto o movimento renovador se opera em nós, a mesma coisa se dá com animais e plantas.

Mediante esta constante permuta é que se entretém a Vida.
              ...
 

      * * *      * * *

“Amor, tudo  é   amor”

                            Cléo


3 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito grata pelo generoso e delicioso comentário

      Amei seus trabalhos Poéticos-Literários-Filosóficos. Você parece ser um dínamo no entrelaçamento de emoções.
      forte abraço
      Cléo Reis

      Excluir
    2. Parabéns Cleo.....Adorei....
      Beijos....
      Maga

      Excluir